Refeitómetro

ementa semanal – 16 a 20 de outubro de 2017

(clicar aqui) Resultados dos inquéritos  –   3º período 2016/2017

Refeitómetro – apresentação de resultados

  1. Os resultados do refeitómetro da escola sede do AEFGA resultam do tratamento dos dados recolhidos por questionário aplicado semanalmente a uma amostra dos alunos que utilizaram efetivamente o refeitório, em diferentes dias da semana a fim de abranger, tanto quanto possível, maior diversidade de ementas.
  2. No 3.º período do ano de 2016-17, o questionário foi aplicado em 7 semanas, tendo sido obtidas 160 respostas.

As ementas avaliadas foram:

  1.         Abrótea no forno
  2.         Febras com massa

iii.        Salada de massa com salmão

  1.         Pescada estufada
  2.         Salada quente de atum
  3.         Almôndegas estufadas com esparguete

vii.        Abrótea estufada com arroz

  1. Os dados que agora apresentamos configuram uma involução generalizada para a qual contribuem alguns fatores, designadamente:
  2.         O facto de, das 7 ementas avaliadas5 serem constituídas por pratos de peixe (tradicionalmente menos apreciados), o que não respeita o princípio acima enunciado, a saber, a abrangência de maior diversidade de ementas.
  3.         O facto de se registar algum cansaço, verbalizado como tal pelos utentes avaliadores relativamente à tarefa de resposta ao questionário, o que pode ocasionar maior disponibilidade para classificar de forma negativaos vários parâmetros em avaliação.
  4. Face a estes resultados menos animadores, não podemos deixar de refletir e de procurar formas de ajustar a intervenção, a todos os níveis (direção da escola; professores, estagiários do curso profissional de Técnico de Apoio à Infância; equipa da cozinha; responsável do SASE e alunos do programa de voluntariado) no espaço do refeitório.
  5. Assim, no próximo ano letivo e independentemente de outras iniciativas pontuais pretendemos, relativamente aos fatores acima identificados:
  6.         dedicar maior atenção ao planeamento da aplicação dos questionários, elaborando um cronograma da aplicação destes questionários no início de cada período, quando são disponibilizadas as ementas pela DGEstE, procurando garantir a diversidade de ementas a avaliar e de dias da semana e, desse modo, utentes avaliadores;
  7.         para prevenir o cansaço, que poderá resultar da extensão do questionário (13 perguntas, das quais 3 com justificação da escolha), proceder a uma revisão do questionário a fim de torná-lo mais amigável, reduzindo o número de questões e, por essa via, o risco de fadiga na resposta.
  8. Apesar dos dados apresentamos, não podemos deixar de dirigir uma palavra de apreço a todos os que, diariamente, se empenham para fazer do refeitório e da hora do almoço um espaço e um tempo organizados, serenos, acolhedores e com refeições de qualidade para todos os que almoçam na escola. A todos o nosso MUITO OBRIGADA!

Continuaremos em 2017-2018 com maior empenho e dedicação!


Refeitómetros anteriores:

Refeitómetro – Dados relativos ao 1º período do ano letivo 2013-2014

Refeitómetro – Dados relativos ao 2º período do ano letivo 2013-2014

Refeitómetro – Dados relativos ao 3º período do ano letivo 2013-2014

Refeitómetro – Dados relativos ao 1º período do ano letivo 2014-2015

Refeitómetro – Dados relativos ao 2º período do ano letivo 2014-2015

Refeitómetro – Dados relativos ao 3º período do ano letivo 2014-2015

Refeitómetro – Dados relativos ao 1º período do ano letivo 2015-2016

Refeitómetro – Dados relativos ao 2º período do ano letivo 2015-2016

Refeitómetro – Dados relativos ao 3º período do ano letivo 2015-2016

Refeitómetro – Dados relativos ao 1º período do ano letivo 2016-2017

Refeitómetro – Dados relativos ao 2º período do ano letivo 2016-2017