A Mala do Museu das Emoções é um projeto que permite promover e potenciar a Literacia Emocional, através de um modelo cativante, envolvente. Onde o aluno é o principal construtor do seu conhecimento sobre si mesmo. Com métodos “fora da caixa”, a MME usa o tempo através da ampulheta da relação consigo mesmo e com o outro.
O que é um Kolam? O Kolam é um tributo e/ou homenagem que fazemos a alguém que merece independentemente se gostamos ou não. Se merecer, tem direito a um Kolam. As nossas crianças e jovens com um pedaço de terra, construíram o seu. Muitas emoções foram sentidas durante esta construção. Lágrimas, sorrisos, surpresas, lembranças, tristezas, entre outros.
Um pau enorme. Um ovo Kinder no seu extremo. Dois alunos. Cada um com o objetivo de ficar com o seu kinder. O tamanho do pau impossibilita que consigam, exceto se prescindir de ter o kinder e derem ao colega do lado. Este decide depois se retribui a dádiva que recebeu…
Jogo de competição, relação de pares, de equipa. 4 a 6 grupos de alunos. Uma caixa com alguns objetivos. Iguais para todos. Objetivo: construir uma grua e o grupo que conseguir elevar mais a pedra ficando suspensa no ar sem ajuda das mãos é o vencedor.
Um prato com areia da praia. Uma colher. Com a areia, desenhar o que o pensamento desejar sem limites. Após estes desafios, colocar uma colher de areia numa folha branca. E depois… separar cada grão… um por um… Objetivo: sentir que cada pedaço de nós é importante. Se existe escala de importância? Sim, mas não devemos desperdiçar o que somos para fazer parte da “praia” de outra pessoa.
Quando alguém só porque está aborrecido e chateado, decide fazer mal a alguém. A Estória do “Azulejo Bumerangue” que mostra que por vezes, a nossa ira e fúria regressa sempre a nós, talvez porque afinal, estamos magoados connosco mesmos…
No improvável encontro entre um menino, uma toupeira, uma raposa e um cavalo, com a mistura de tempestades e descoberta de locais perdidos, vivenciaram a experiência da oportunidade que é… Viver.